Produtos

Adquira livros que falam sobre Heráldica e Sobrenomes. Conheça mais o Século XIX.

Clique na imagem para ler as primeiras páginas do livro e como você pode adquirir um exemplar impresso ou em e-book.

 

A Heráldica é um tema pouquíssimo conhecido entre os brasileiros. Raramente os professores de História comentam sobre o assunto. Não sei dizer exatamente o motivo de isso acontecer, mas a falta de literatura no mercado pode ser um bom indício. Eu tenho feito pesquisas sobre as origens, história e o brasão de milhares de sobrenomes, durante um período de mais de dez anos. Tenho visto muitas publicações sobre o assunto em Portugal, Espanha, França, Itália e Reino Unido.

As pessoas no Brasil dão grande valor ao significado dos seus prenomes e de maneira estranha muitos ignoram os sobrenomes. Muitos nem sabem que existe um brasão de família, em que muitas vezes seus ancestrais travaram guerras para conquistar o direito de usá-lo.

     

Eu tenho feito pesquisas sobre as origens, história e o brasão de milhares de sobrenomes, durante um período de mais de quinze anos. Houve obras maravilhosas do gênero, como o Dicionário das Famílias Brasileiras, Dicionário dos sobrenomes italianos, entre muitas outras. A grande diferença da minha obra em relação às anteriores, que eu apresento uma pesquisa mais resumida e direta. E procurei inserir os sobrenomes mais populares do Brasil desde o início da colonização no século XVI, nesse caso a obra limita-se aos sobrenomes de origem portuguesa e espanhola. Provavelmente alguns sobrenomes ficaram ausentes da obra, ou por motivo de eu não ter encontrado conteúdo satisfatório ou o brasão da família. Futuramente pretendo escrever uma obra direcionada aos sobrenomes italianos e de origem germânica. As pessoas no Brasil dão grande valor ao significado dos seus prenomes e de maneira estranha muitos ignoram os sobrenomes. Muitos nem sabem que existe um brasão de família, em que muitas vezes seus ancestrais travaram guerras para conquistar o direito de usá-lo.

     
Meu objetivo é criar nas pessoas um interesse maior pela história dos seus ancestrais e refletir o que eles fizeram para mudarem da Europa, onde deixaram familiares e amigos e mudaram para o Brasil, onde tiveram que desbravar terras, em que a maioria viveu em condições precárias. Obviamente nem todas as pessoas que possuem um sobrenome europeu tem origem nobre. Muitos ramos do mesmo sobrenome se criaram, assim não indicando um mesmo grau de parentesco. Muitos índios adotaram os sobrenomes dos conquistadores portugueses. Os escravos, após a abolição e mesmo antes dela, adotaram os sobrenomes de seus donos. Muitos judeus se converteram ao catolicismo e adotaram sobrenomes europeus. Resumindo, seu sobrenome fala muito mais de quem você é.
     
Muito se fala do século XX como o século da modernidade, mas nos esquecemos que muitas coisas cotidianas atuais, tiveram origem no século XIX, como por exemplo: o automóvel, cinema, fotografia, telefone, conceito de tecnologia binária, gravadores de voz, eletricidade, lâmpadas, entre muitas outras invenções; além disso, muitas marcas e produtos surgiram no século XIX. Eu faço um estudo sobre as mais importantes invenções, marcas e produtos que mudaram o nosso cotidiano. Procurei abranger o máximo de invenções, surgimentos de esportes populares e meios de transporte, além de empresas importantes. Provavelmente algumas invenções e empresas importantes não foram incluídas. Com um texto simples e direto o leitor irá ter uma idéia clara de quantas coisas surgiram e foram inventadas a partir de 1801 e como o século XIX deu a base para a nossa sociedade moderna. No que tange isso, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra apresentaram a maioria das invenções e empresas importantes. Um capítulo a parte, Thomas Edison patenteou cerca 1093 invenções, somente ele daria um livro. Coloquei aqui as mais importantes invenções dele.
     
Silva é sem dúvida o sobrenome mais popular do Brasil e de Portugal, também é o sobrenome com o maior número de títulos de Nobreza e Senhorios. Também há famílias Silva de origem espanhola e italiana. Mas por que o sobrenome Silva se tornou tão popular e por que perdeu tanto o status de Nobreza que tinha outrora?